PORT | ENG

Fórum da Liberdade Insights

bruno_zaffari.jpg

Das Ruas à Solução

Bruno Zaniol Zaffari, Presidente do IEE

Nos últimos dias, vimos no Brasil um movimento sem precedentes.

Em meio a marchas e protestos organizados ao redor do mundo, o povo brasileiro finalmente conseguiu expressar, de maneira audível, sua indignação com o que foi feito do Estado. Vivemos o que Niall Ferguson chama de a “Grande Degeneração”, o funcionamento defeituoso dos quatro pilares da sociedade ocidental: democracia, capitalismo, Estado de Direito e sociedade civil.

O peso da tributação, contraposto aos precários serviços prestados, e a falta de competitividade – da infraestrutura limitada, passando pela burocracia desmedida até o alto custo do trabalho e da insegurança jurídica – são traduzidos em menores oportunidades e em um menor preparo para enfrentar a recessão pela qual passa o mundo. O resultado disso é a economia estacionada e, consequentemente, queda na renda das famílias. A mensagem de que não estamos desatentos ao que ocorre no país é importante e ficou bem evidente, mas a questão de como sair dessa situação permanece.

As medidas tomadas, mais para acalmar os ânimos que por convicção, estão longe de solucionar os problemas enfrentados. Precisamos de um debate profundo sobre qual o dever do Estado. São realmente necessários os quase 40 ministérios? Não deveríamos poder nós mesmos tomar decisões sobre nossas próprias vidas, sem precisar do aval de algum órgão burocrático? O que nos falta não é mais liberdade?

Chegamos a uma encruzilhada. Neste momento histórico, temos uma grande oportunidade para repensar o país e fortalecer a democracia brasileira.

“Das Ruas à Solução” é o tema da primeira edição do Fórum da Liberdade Insights, um veículo pensado para estreitar o relacionamento do Fórum da Liberdade com o público que atende ao evento no mês de abril e, partindo da opinião de associados do IEE (Instituto de Estudos Empresariais), instigar o debate sobre temas importantes da nossa sociedade.

Obrigado e boa leitura a todos!